terça-feira, 19 de agosto de 2008

Olimpíada de Língua Portuguesa

Após várias oficinas, foi escolhida a poesia da aluna Camila, do 5º B, para concorrer na Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro". O tema central era "O lugar onde eu vivo" e ela descreve esse lugar com muita emoção:

No meu lugar

Da janela da minha casa,
vejo o dia começar cedinho.
Passa gente, passa carro,
passa menino e menina,
homem e mulher

Lá vai o homem ocupado,
nem tem tempo de olhar para o lado.
Olha para baixo, pensamento distante,
mais um dia de trabalho chegando.

A mulher começa cedo,
a chamar as crianças,
a sacodir as cobertas,
a pôr tudo no sol.

O cheiro do café passado
acorda a vizinhança.
Pão na mesa com margarina
- Come rápido menina, vai perder a hora da escola!

Beijo na testa, amor de mãe.
-Vai com Deus minha filha!
Eu vou, e em vários lugares do mundo
muita criança vai também.

Quando pequena,
a vontade era de ficar com a mãe,
sentir o cheiro dela,
brincar com os irmãos.

No meio da aula, a saudade doía.
Mas, aos poucos, descobri um lugar
em que o tempo passa mais rápido,
em que eu posso sonhar,
brincar e estudar.

No final do dia,
antes de dormir,
o beijo da mãe cura tudo,
enche a alma de esperança.

Eu agradeço a Deus,
o sono vem rápido,
nem consigo terminar a oração...

Durmo feliz!

2 comentários:

Lenira Brisch disse...

Magnífica a poesia!!!
Lembrou-me o cotidiano de Adélia Prado
Ensinamento

Minha mãe achava estudo
a coisa mais fina do mundo.
Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
ela falou comigo:
"Coitado, até essa hora no serviço pesado".
Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água quente.
Não me falou em amor.
Essa palavra de luxo.

Adélia Prado

andrea zimmer disse...

Parabéns! A poesia é linda!