quinta-feira, 10 de julho de 2008

Novo final para a história de "Nego Duda"



Nego Duda é um dos personagens do livro "Manual Prático do Ódio". Foi o que mais chamou a atenção dos alunos porque, durante a história, ele é traído por seu amigo Régis.
Em sala de aula, pedi aos meus alunos para que criassem um novo final para essa história, um final sem violência, com alternativas, uma nova chance a Nego Duda.

"Nego Duda era um cara bom e pobre, tinha um irmão pequeno. Um dia, ele pensou em trabalhar e foi procurar emprego em uma padaria, mas tinha que ter 2º grau e, então, ele resolveu pedir um conselho para seu amigo Régis.
Régis disse para Nego Duda estudar à noite em alguma escola. Ele seguiu o conselho de Régis, foi estudar e completou o 2º grau, depois se formou, virou advogado e defendeu muita gente. Nego Duda também arrumou uma namorada, foi morar na cidade e cuidou de seu irmão".
(Douglas - 5ºB)


"Régis iria matar Nego Duda só que desistiu porque viu o sofrimento da sua mulher e do seu filho e pensou... 'se eu matar ele é como se ele me matasse porque muita gente irá sofrer, assim como minha mulher e meu filho'. Então foi à casa de Nego Duda e convidou ele e seu irmãozinho para dar um passeio, andaram pela favela e voltaram para casa. Combinaram para saírem outro dia novamente".
(Tailane - 5ºB)

"Um homem pediu para Nego Duda ir até uma favela matar uma pessoa e, em troca, Nego Duda ganharia dinheiro. Ele pediu um tempo para pensar e foi falar com Régis, chegando lá Nego Duda contou toda a história para Régis, que falou:
- Marca um encontro com ele, mata ele e pega o dinheiro. - Boa idéia, Régis. Você é meu melhor amigo.
Nego Duda pensou muito e resolveu que não ia matar, chamou seu pai e falou toda a história pra ele, depois pediu muito para seu pai não gastar dinheiro com cerveja - seu pai concordou.
O pai de Nego Duda pouco a pouco foi melhorando e Nego Duda nunca mais passou fome".
(Catiele - 5ºB)







Alunos do 5º B da Arnaldo Grin


Um comentário:

Lenira Brisch disse...

5ª B, adorei as fotos e os textos.Tailane o que você escreveu me tocou! Essa possibilidade de SAIR, DAR UMA VOLTA, acena para pequenas ações que estão dentro da possibilidade de cada um fazer sua vida mais pensada e quem sabe mais feliz. Quando damos uma volta, olhamos outros lugares e de outros lugares. Os problemas podem se tornar menores. Esse, dar uma volta, é também algo que vocês gostam muito de fazer... Eu também!!!
Os depoimentos sobre o livro estão impactantes!!! Fiquei arrepiada com o que as oitavas escreveram, também a 5ª A...
Teve uma galera ali que mencionou o relacionamento do Neguinho com a Duda... Quando li pensei muito em como é bom namorar. Gostar e ser gostado por alguém é MARAVILHOSO!!!E, principalmente, como tem MUITO ADOLESCENTE que nem chega a viver isso, já parte para drogas, crime, morte sem ter curtido o namoro no banco da praça, o chamego do namoro em casa, cinema... A emoção da carta, bilhete, da poesia, da música escrita...
O que ficou do Neguinho?
Como queremos fazer nossos amores? E para pensarmos sobre isso que Ferrez traz esses relatos!!!
Estou gostando muito do trabalho. Muita energia para vocês!