"O livro é muito legal porque fala da realidade, das drogas, das tristezas, de gente que não tem nada pra comer, da morte. Realidade porque eu tenho um amigo que fuma, bebe, usa drogas e ele tem uns amigos que são 'barra pesada', que fazem a mesma coisa que os personagens do livro" (Franciele - 5ºA).
"Esse livro é bom porque fala sobre a favela, sobre como os bandidos roubam, da vida de algumas pessoas que entraram para o 'mundo do crime'. Eu tenho um amigo assim, faz muito tempo que eu não vejo ele, mas eu sei que ele virou ladrão para poder manter o vício das drogas" (Cassiano - 5ºA).
"O livro é muito bom, tanto para pessoas grandes quanto para crianças. Eu tenho certeza que quem ler este livro vai gostar muito, assim como eu gostei. Mas vai depender se cada um fizer sua parte, sempre quando tiver um tempinho pegar o livro e ler, porque é bom mesmo. Eu adorei e espero que vocês também gostem" (Ingrid - 5ºA).
"Na minha opinião, o livro 'Manual Prático do Ódio', escrito por Ferréz, é muito criativo, falando da realidade do mundo, mas tem coisas que o livro contém que eu me sinto mal em saber, como por exemplo as autoridades que se vendem aos bandidos, a solidão que os que vivem no 'mundo do crime' têm, a violência que existe dentro das favelas e até nas ruas das cidades, a traição entre os amigos por causa de dinheiro e as brigas que ocorrem em bares e acabam matando muita gente" (Bianca - 5ºA).
"É um livro que fala de alegrias, mas também de tristezas. Tem muita violência, mas a violência que fala no livro é a realidade do nosso bairro e também de outros" (Paola - 5ºA).
"O livro é bom, gostei de ler, pois conheço pessoas parecidas com os personagens do livro, que usam drogas, que já foram presas, que bebem. Eu não acho legal a atitude dessas pessoas, mas o livro serve de alerta porque entrar para o ‘mundo do crime’ é fácil, o difícil é sair" (Cassiane - 8ºA).
"O livro é bem forte, Régis e os outros personagens usam palavrões o tempo todo, mas isso tem um motivo, é porque é a realidade da favela, das situações que eles estão vivendo. Eu não terminei de ler o livro, mas acho que os personagens que fazem parte da quadrilha vão morrer no fim. Eu gostei muito da história da Aninha porque ela sofreu bastante, foi abusada pelo próprio pai e isso é muito triste" (Aline 8ºA).
"O livro ‘Manual Prático do Ódio’ é um ótimo livro, pois relata muitas histórias de crianças que crescem no meio do tráfico e muitas vezes entram para ele. Também mostra bem o outro lado do crime no Brasil, onde ladrão mata ladrão. Eu gostei da parte em que a patroa da mãe de Régis fala que ele é o marginal que irá roubar ela quando crescer. Régis fica chateado" (Adriele - 8ºA).
"Eu achei que o livro é bastante forte, mas também retrata como uma pessoa entra no ‘mundo do crime’. Eu gostei do personagem Régis, da parte que ele mata o Nego Duda e se mostra um traidor, uma vez que Nego Duda foi pedir ajuda para ele e ele em vez de ajudar traiu o ‘amigo’. ‘Manual Prático do Ódio’ também mostra que algumas pessoas matam por pouca coisa" (Eduardo - 8ºA).
"Eu achei o livro bastante interessante porque fala como é a realidade dos morros, como o jovem entra no tráfico e como eles morrem cedo, muitos antes de completar 18 anos. E a parte mais interessante foi quando Nego Duda, que havia sido contratado para matar um cara em uma outra favela, foi pedir para Régis uma dica de como fazer esse serviço. Régis aconselha Nego Duda a matar o mandante e ficar com o dinheiro, mas, na hora do acerto, Régis mata Nego Duda e trai o parceiro. Achei interessante por causa da traição e, na minha opinião, isso acontece na realidade, porque na vida do crime não tem como confiar um no outro" (Everton - 8ºA).
"Eu gostei do livro do Ferréz porque relata bem os nossos dias aqui no bairro, fala sobre a violência que o escritor via na periferia onde ele morava que é bem parecida com a do bairro Santo Afonso, onde eu moro" (Jacson - 8ºA).
"Este livro relata a vida de pessoas que não têm as mínimas condições de sobrevivência, que não ganham emprego e partem para o mundo do roubo e drogas. Eu, particularmente, achei esse livro muito interessante, pois é bom sabermos que não é somente 'vida boa' que existe, mas sim o roubo e até mesmo a morte" (Flaviane - 8ºA)
"Este livro nos mostra a realidade de pessoas como nós, na maior parte do nosso dia passamos reclamando de poucas dificuldades que temos, sendo que tem gente que passa por situações muito piores... É um livro muito bom e eu recomendo a todos aqueles que acham que sua vida é um inferno" (Gabriela - 8ºA).
"Eu achei o livro muito interessante porque mostra coisas reais, que estão acontecendo e que nós podemos mudar, principalmente se lermos esse livro, pois ele vai nos ajudar a mudar nossos pensamentos. Eu gostei da parte em que o Neguinho da Mancha na Mão se apaixona por uma menina que não é como ele, pois não usa drogas, não usa armas, não é do mundo do Neguinho e quando ele pega a arma ele fica com vergonha de mostrar pra ela, pois ela podia ficar com medo. Gostei porque o Neguinho tenta mudar pra poder ficar com ela, mas no final acaba morrendo porque quem entra para o mundo do crime não tem futuro, tem que andar se escondendo e geralmente morre, dos que tentam mudar nem um por cento consegue" (Flávia - 8ºB).
"Eu achei o 'Manual Prático do Ódio' bem legal, porque relata a real história das favelas. Eu, por exemplo, conheço uma pessoa que age como alguns dos personagens do livro, ele rouba para comprar drogas, trabalha com armas e já roubou minha própria casa. Ele até vendeu as coisas da mãe dele para sustentar o vício. Eu gostei muito da parte em que o Neguinho da Mancha na Mão conhece uma menina em uma festa porque ele tenta mudar para ficar com ela" (Caroline - 8ºB).
"Eu achei bem interessante porque relata a vida real, principalmente das favelas. A parte que eu mais gostei foi a que o Neguinho da Mancha na Mão se apaixona pela Eduarda porque ele vai para o baile, troca olhares com ela e eu gosto de histórias de romances. Neguinho toma todo um cuidado para que Eduarda não veja a arma que ele tem e eu achei legal essa atitude dele. No bairro que eu moro já morreram várias pessoas com tiros, há outras que vendem drogas e lendo o livro eu percebi que isso acontece em vários lugares do Brasil" (Rafaella - 8ºB).
"Eu achei o livro bastante interessante porque relata a realidade dos dias atuais, como a gente está vivendo no nosso país, com muita violência, drogas e homicídios. Aqui no bairro, tem muitos assassinatos, drogas rolando por todos os lugares e muita violência. Leio no jornal que várias pessoas já foram mortas aqui no Santo Afonso, eu mesmo já vi várias" (Erik - 8ºB).
"Aqui no bairro também tem um pouco do livro, homicídios, gente se matando por drogas na esperança de sustentar seu vício, não importando se é parente ou não, se esquecem de quem são e só querem fumar e a cada vez ficam mais atolados em dívidas com traficantes até a hora que eles têm que pagar com a própria vida" (Natanael - 8ºB).
6 comentários:
Ana, Marcelo e Galera da Arnaldo!!!
Parabéns pelo blog. Está muito lindo!!!
Que foto espetacular e que depoimentos emocionantes!
Sabe, cada livro traz uma mensagem que bate diferente na gente. O Ferrez, também tem umas crônicas muito legal.... Tudo que ele faz traz o social do que é uma periferia, morar ... trabalhar...
Ele continua morando no mesmo lugar e mandando recado para o mundo: AQUI MORA GENTE TRABALHADORA QUE RALA MUITO!!! EXISTE DIVERSAS POSSIBILIDADES DE SE VIVER, ELE ESCOLHEU A ESCRITA.
Vou continuar acompanhando vocês!!
Lenira Brisch
Coordenadora Área/SMED-NH
Enfin, começo a navegar...
Consegui postar um recado para vocês!!! Agora vou passar o blog de vocês para um pessoal "chegado em escola"
Axé
Lenira
Turma da Arnaldo! Sou professora de portugues dos sextos anos da Adolfina e tô vidrada no blog de vocês. Nós também estamos lendo O Manual Prático do òdio e outros livros. Em breve teremos o nosso blog para que vocês deem uma espiada. Beijão!!!!
Andrea Zimmer
Parabéns aos professores e à comunidade escolar pelo belo trabalho, muito vibrante e real. Show!
Meu nome e catiele eu gostei muito do final da estoria do Nego Duda do Douglas e da tailane.
Oi meu nome e Vanise eu sou da 5B da escola e.M.E.F. Arnaldo Grin eu gostei do final da estoria de Nego Duda,QUE MINHAS COLEGAS FIZERAM;Catiele,Tailane e do Douglas.
Olá Galera da Arnaldo, alunos professores e direção..., palavras são meros acessórios diante da beleza e,principalmente, da riqueza do trabalho de vocês. É a educação caminhando na passarela da realidade, e o melhor, os protagonistas deste espetáculo são os alunos. Ganha os alunos e educadores, ganha a educação, ganha a sociedade. Estou conectada neste blog. PARABÉNS!!! Tere Carvalho-profª da Rede Pública Estadual-Sta Maria.
Postar um comentário